LIVROS



Iniciei o ano de 2019, lendo Vozes Negras na História da Educação, do profo. e doutor em Educação, Gustavo Henrique Araújo Forde, da Universidade Federal do Espírito Santo. O livro tem 305 páginas. Já no primeiro capítulo, revela a importância do mesmo para a pesquisa étnico-racial, no Espírito Santo e, no Brasil. Na leitura, logo notei a qualidade da pesquisa e da rica referência bibliográfica, que o autor lança mão,  para a concepção do livro, de texto consistente e rico. Livro assim, não nos desanima de ler, pois com um viés educativo, fortalece o conhecimento sobre a história da negritude e a luta por políticas de inserção e construção da identidade desse povo tão espoliado com requintes de crueldade por uma sociedade branca, racista e preconceituosa, que é a nossa.


Vozes Negras na História da Educação, como cita o profo. Titular da Universidade Federal do Ceará, Henrique Cunha Junior, "Situa-se como um dos textos de referência sobre a história da educação no estado do Espírito Santo e de reflexão sobre o protagonismo social dos movimentos negros com relação à educação."

O livro do profo. Gustavo Henrique Araújo Forde, será lançado em março. O privilégio da leitura, antecipada, vem do fato de eu ter participado do mesmo, com a fotografia. O que muito me honra, em se tratando de um tema valoroso, para a comunidade negra e toda a sociedade, que preza pela educação no Brasil
.

















Foi uma grande honra participar desse projeto junto às comunidade indígenas e quilombolas, que resultou nesse livro, organizado pela professora, Dra. Gilsa Helena Barcellos e a mestra, Simone Batista Ferreira, da Universidade Federal do Espírito Santo, resultado de vários encontros com as mulheres indígenas e quilombolas do norte do Espírito Santo.

Mulheres e Eucalipto - história de vida e resistência, é uma publicação em português, inglês e espanhol, realizada pela WRM Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, no Uruguay, com a colaboração da Novib e da SSNC.

WRM (sigla em inglês), é uma iniciativa criada em 1986, por um grupo de ativistas de diferentes países para facilitar, apoiar e reforçar a luta contra o desmatamento e a concentração de terras em países com florestas e comunidades que dependam delas.








                                                                  CONTRA-CAPA 

                                                           












CAPA DO LIVRO A SER LANÇADO.





Um Olhar sobre  as Águas da Baía de Vitória, trata-se de um livro-reportagem fotográfico que documenta os impactos negativos do lixo sobre as águas e manguezais e permite dimensionar a enormidade do problema que afeta o equilíbrio do ecosistema marinho.







Livro Banco de Poesia






Um comentário: